sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

"Nunca cultives coisas absolutas, como a castidade absoluta ou a sobriedade absoluta: a maior força de vontade é a do homem que gosta de beber e se abstém de beber muito e não a daquele que não bebe de todo. O movimento antialcoólico é um dos maiores inimigos da vontade própria e do desenvolvimento da vontade. Castrar um homem «controlará» certamente os seus impulsos sexuais. Castrar a sua alma também fará o mesmo. A dificuldade é abster-se.

Deves criar um desejo de beber e de fumar e então fumar e beber moderadamente. Graças a este método, não só desenvolverás a tua vontade decisivamente, obrigando-a a impor limites aos teus impulsos, que é a função própria da vontade (e não a eliminação dos impulsos), mas também extrairás o maior prazer possível de beber ou de fumar, pois a Natureza concebeu as coisas de um modo tal que o maior prazer vem depois do maior poder, a temperança, e o sinal da normalidade é este. "


Fernando Pessoa, in 'Reflexões Pessoais'

1 comentário:

  1. Concordo com as colocações feitas no texto.O mal que pode causar o uso desenfreado do álcool e do tabaco se equipara à proibição compulsória. Surgindo daí outras patologias. A moderação é a melhor solução. Difícil é o usuário ter a cosciência dos limites, determinando-se de acordo com este entendimento.


    Sucesso neste novo projeto.


    Grande abraço

    ResponderEliminar