domingo, 1 de fevereiro de 2009

Quando Tudo Acaba (Post retirado do blog Mona Lisa)

Tudo nesta vida termina mais cedo ou mais tarde. Mas é engraçado como tudo começa quando algo termina. É esta a lei da vida. Tudo é ciclico. Tudo vai e vem, progride e regride. Nascemos quando acaba a gestação, ficamos mais velhos cada vez que acaba um ano, morremos quando acaba a vida, e é nesse preciso instante que nasce outro alguém. Tudo passa, mas ao mesmo tempo tudo volta. Os ciclos repetem-se, no entanto nunca ao mesmo tempo, nunca da mesma forma. As relações também são assim, acabam umas, começam outras. Por vezes é mesmo triste assistir ao fim de uma relação, seja ela de que tipo for. Outras vezes parece apenas que somos simples grãos de areia numa praia, e que assim que o vento começa a soprar, somos levados para outro lado, e para outros grãos de areia diferentes. Parece-me difícil aceitar isso. Nunca lidei bem com os desaparecimentos e abandonos repentinos, pelo que tenho sempre dificuldade em aceitar que determinadas pessoas trocam os amigos com a mesma facilidade com a que se trocam as peças de roupa.

Recuso-me a aceitar isto... Recuso-me a compreender.
E é daquelas pouquíssimas coisas na vida
que me recuso mesmo a desculpar.

10 comentários:

  1. Muito bom esse texto. Mas não me recuso a tentar compreender porque o tema me fascina. E é mesmo cíclico mas, curiosamente, não são 'círculos' ou dariamos voltas sem sair da linha e não haveria evolução.
    Tenho a tendência a pensar que é cíclico em espiral, porque as coisas voltam mas as vemos em uma outra posição aquilo que nos revisita parece que nos encontra numa espécie de degrau acima e já vemos de modo diferente. Mortes e renascimentos como esse aqui descrito o fim e o recomeço, teremos em nossas vidas e, que bom que seja assim.
    A ques´~ao é prosseguir...
    Espiralando nos ciclos vida afora.

    Carinho,
    sempre.

    ResponderEliminar
  2. E não é o único... a Mona lisa tem razão em assim pensar. Uso a palavra "razão" pois eu penso da mesma forma, mas nem todos pensamos assim...
    Tudo começa. tudo acaba. Há as pessoas que partem porque chegou a hora e doi... ao mesmo tempo há os que nascem em nós de uma forma ou outra, mas encarar a partida de alguém que estava no nosso coração e que de repente fez nele um buraco e saíu sem dizer porquê doi demais...
    Eu também não aceito.
    Deixo aqui este poema que para mim diz tudo...


    A Um Ausente...

    Carlos Drummond de Andrade

    "Tenho razão de sentir saudade,
    tenho razão de te acusar.
    Houve um pacto implícito que rompeste
    e sem te despedires foste embora.
    Detonaste o pacto.
    Detonaste a vida geral, a comum aquiescência
    de viver e explorar os rumos de obscuridade
    sem prazo sem consulta sem provocação
    até o limite das folhas caídas na hora de cair.

    Antecipaste a hora.
    Teu ponteiro enlouqueceu, enlouquecendo nossas horas.
    Que poderias ter feito de mais grave
    do que o ato sem continuação, o ato em si,
    o ato que não ousamos nem sabemos ousar
    porque depois dele não há nada?

    Tenho razão para sentir saudade de ti,
    de nossa convivência em falas camaradas,
    simples apertar de mãos, nem isso, voz
    modulando sílabas conhecidas e banais
    que eram sempre certeza e segurança.

    Sim, tenho saudades.
    Sim, acuso-te porque fizeste
    o não previsto nas leis da amizade e da natureza
    nem nos deixaste sequer o direito de indagar
    porque o fizeste, porque te foste."

    ResponderEliminar
  3. Agradeço os comentários, Mai e Apenas Eu!

    Gostei muito do poema, até porque são precisamente estas as palavras que me apetecia dizer agora. Custa aceitar certas coisas, mas a verdade é que pessoas assim...sempre houve e sempre haverá. Devemos dar atenção e preocupar-nos apenas com aqueles que merecem.

    beijinhos a todos

    ResponderEliminar
  4. enfiar o fio terra, querida, e deixar que ele faça seu trabalho

    belo post
    :)

    ResponderEliminar
  5. Olá,

    É penoso aceitarmos as coisas abruptas,
    bom seria se viessem de mansinho, mas viriam de qualquer maneira. São os ciclos (espiralados como diz Mai), os acasos, as passagens, A Vida...Saudades...

    Abçobm

    ResponderEliminar
  6. Adorei o texto...Muito bom mesmo.

    Mas detesto admitir isso!!!Saber que tudo ali é verdade.

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Aqui:
    http://marta-essence.mine.nu

    olá bom dia, tudo tem um fim, é verdade, mas o facto de todos os dias nascerem coisas e pessoas novas, pelo menos a mim, dá-me vontade de continuar a vivier, por sei, que concerteza nascerão coisas e pessoas maravilhosas. A vida é mesmo assim existem fins e começos todos os dias em todos os segundos. Gostei de ler este texto, e por acaso, ou nao, esta de certa forma relacionado com o texto que tenho no meu blog "tempos velhos" que fala do fim... um fim que nunca ninguem quer ter mas que é cada vez mais uma realidade...

    Tem um bom dia... beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  8. très bien !!!
    Voir photrom.fr
    Laisser un commentaire

    ResponderEliminar
  9. Excelente texto em suscintas palavras provoca uma reflexão profunda sobre as vaiáveis facetas da nossa existencia...

    ResponderEliminar