segunda-feira, 5 de outubro de 2009

São Francisco de Assis : vida e obra em capítulos.

Ilustração: casadeportinari.com.br



Introdução


Francisco foi primeiramente chamado João, mas depois mudou o nome e passou a ser conhecido como Francisco. Essa mudança de nome parece ter se devido a muitas causas. Primeira causa, lembrar um milagre, o de ter recebido de Deus o conhecimento da língua francesa, daí sua legenda afirmar que sempre que estava pleno de ardor do Espírito Santo punha para fora suas emoções em francês. Segunda causa, divulgar seu ministério, daí sua legenda afirmar que foi como resultado da sabedoria divina que ele foi chamado assim, a fim de que por esse nome singular, inabitual, sua crença fosse conhecida mais rapidamente em todo o universo. Terceira causa, indicar resultados que devia obter, quer dizer, dar a conhecer que ele e seus filhos deviam tornar francos e livres muitos escravos do pecado e do demônio. Quarta causa, destacar a magnanimidade de seu coração, pois se os francos são conhecidos pela ferocidade, têm por natureza um espírito de verdade e magnanimidade. Quinta causa, cortar os vícios pela virtuosidade de sua palavra. Sexta causa, aterrorizar o demônio e afugentá-lo. Sétima causa, assegurar a virtude pela perfeição de suas obras e pela honestidade de sua maneira de viver. Estas três últimas causas estão associadas às franciscas, machados levados pelos cônsules de Roma como insígnia de terror, de segurança e de honra.

Francisco, escravo e amigo do Altíssimo, negociante nascido na cidade de Assis, consumiu seu tempo vivendo na vaidade até quase os vinte anos de idade. O Senhor serviu-se do chicote da enfermidade para corrigi-lo e transformá-lo subitamente em outro homem, no qual começou a se manifestar o espírito profético. De fato, quando junto com muitos outros foi capturado pelos guerreiros de Perúgia e colocado na prisão, todos os outros estavam tristes e só ele de alegre, por isso os demais presos o repreenderam e ele respondeu: “ Saibam que me regozijo porque serei venerado como santo no mundo inteiro”.




Fonte:Legenda Áurea; Jacopo de Varazze

2 comentários:

  1. Parabens ,pelas postagens deste querido irmão SOL CHICO ,que merece com todo louvor ,pelo espirito grande e empreendedor ,na defesa dos mais fracos.
    Fiquei muito triste com a matéria lateral ,deste pobre animal que diz ter matado um cão por arte ,quando o animal alí é sem duvida nenhuma ele proprio, junto com seu rebanho de admiradores sofredores.
    Isto é que se chama de ofensa aos pobres animais ,por comparar com tal criatura.
    Mas ,graças a Deus que temos a lei de AÇÃO E REAÇÃO e amanhã quem sabe os caminhos dele com este pobre viralata se encontrarão novamente, daí a gente vai ver quem é o animal de verdade.
    abraços

    ResponderEliminar
  2. JR,

    grata pelo precioso e concernente comentário. A tristeza e indignação é natural em se ver a arte , que é divina, ser utilizada para a tamanha desumanidade.


    Abraço

    ResponderEliminar