terça-feira, 6 de outubro de 2009

São Francisco: Capítulo I


São Francisco escreveu uma regra evangélica para si e para seus irmãos presentes e futuros. Após confirmada pelo papa Inocêncio, começou a difundir com mais fervor do que nunca a semente da palavra de Deus e a percorrer cidades e aldeias, animado com admirável zelo.
Certa vez, chegando a Arezzo, onde ocorria uma guerra civil, viu no ar das redondezas demônios que se alegravam com isso. E chamando seu companheiro Silvestre disse-lhe: “ Vá à porta da cidade, e da parte de Deus onipotente ordene aos demônios que saiam de lá”. Ele foi rapidamente até a porta, onde gritou com força: “ Da parte de Deus e por ordem do nosso pai Francisco, saiam todos, demônios”. Pouco tempo depois a concórdia foi restabelecida entre os cidadãos.
São Francisco estava em oração e o diabo chamou-o três vezes pelo nome. O santo perguntou o que ele queria e o diabo respondeu: “ Não há neste mundo nenhum homem, por mais pecador que seja, por quem o Senhor não tenha misericórdia, se ele se converte, mas aquele que se matar por uma dura penitência jamais encontrará misericórdia”. Imediatamente conheceu por revelação a malícia do inimigo, que se esforçara por fazê-lo cair na tibieza. Mas o antigo inimigo, vendo que não prevaleceria assim, inspirou-lhe uma forte tentação da carne. Sentindo-a, o homem de Deus despojou-se de seu hábito e golpeou-se com uma corda fina e dura dizendo: “ Eia, irmão asno, não se mexa, pois é preciso sofrer com o chicote”. Mas como a tentação demorava a passar, jogou-se completamente nu na neve espessa e depois fez com a neve sete blocos arrumados em pilha e começou a falar com o corpo: “ Veja, este maior é sua mulher, os outros quatro, dois são seus filhos e dois suas filhas, os dois restantes são seu escravo e sua escrava. Apresse-se em vestir a todos, pois estão morrendo de frio, mas se esses múltiplos encargos o importunam, sirva o Senhor com solicitude”. Imediatamente o diabo retirou-se, confuso, e o homem de Deus voltou à sua cela, glorificando a Deus.

Fonte: Legenda Áurea, Jacopo de Varazze

3 comentários:

  1. Sam

    Não será porque nasci no dia do Santo Taumaturgo, mas perfilho muito a sua filosofia.

    Beijos,
    Daniel

    ResponderEliminar
  2. Meu querido amigo, fico feliz com esta afinidade. Obrigada pelo carinho sempre presente que retribuo de coração.

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. discounts you will get. Franklin & Marshall for there are always other Babyliss Pro 230 online stores North Face Jackets that sell similar Cheap Tods Shoes yet more affordable clothing. Franklin and Marshall Hoodies Compare the prices as well as the Moncler Jackets Outlet quality of the clothes that they sell and Franklin and Marshall Clothing choose the best.

    ResponderEliminar