terça-feira, 6 de outubro de 2009

São Francisco: Capítulo I


São Francisco escreveu uma regra evangélica para si e para seus irmãos presentes e futuros. Após confirmada pelo papa Inocêncio, começou a difundir com mais fervor do que nunca a semente da palavra de Deus e a percorrer cidades e aldeias, animado com admirável zelo.
Certa vez, chegando a Arezzo, onde ocorria uma guerra civil, viu no ar das redondezas demônios que se alegravam com isso. E chamando seu companheiro Silvestre disse-lhe: “ Vá à porta da cidade, e da parte de Deus onipotente ordene aos demônios que saiam de lá”. Ele foi rapidamente até a porta, onde gritou com força: “ Da parte de Deus e por ordem do nosso pai Francisco, saiam todos, demônios”. Pouco tempo depois a concórdia foi restabelecida entre os cidadãos.
São Francisco estava em oração e o diabo chamou-o três vezes pelo nome. O santo perguntou o que ele queria e o diabo respondeu: “ Não há neste mundo nenhum homem, por mais pecador que seja, por quem o Senhor não tenha misericórdia, se ele se converte, mas aquele que se matar por uma dura penitência jamais encontrará misericórdia”. Imediatamente conheceu por revelação a malícia do inimigo, que se esforçara por fazê-lo cair na tibieza. Mas o antigo inimigo, vendo que não prevaleceria assim, inspirou-lhe uma forte tentação da carne. Sentindo-a, o homem de Deus despojou-se de seu hábito e golpeou-se com uma corda fina e dura dizendo: “ Eia, irmão asno, não se mexa, pois é preciso sofrer com o chicote”. Mas como a tentação demorava a passar, jogou-se completamente nu na neve espessa e depois fez com a neve sete blocos arrumados em pilha e começou a falar com o corpo: “ Veja, este maior é sua mulher, os outros quatro, dois são seus filhos e dois suas filhas, os dois restantes são seu escravo e sua escrava. Apresse-se em vestir a todos, pois estão morrendo de frio, mas se esses múltiplos encargos o importunam, sirva o Senhor com solicitude”. Imediatamente o diabo retirou-se, confuso, e o homem de Deus voltou à sua cela, glorificando a Deus.

Fonte: Legenda Áurea, Jacopo de Varazze

2 comentários:

  1. Sam

    Não será porque nasci no dia do Santo Taumaturgo, mas perfilho muito a sua filosofia.

    Beijos,
    Daniel

    ResponderEliminar
  2. Meu querido amigo, fico feliz com esta afinidade. Obrigada pelo carinho sempre presente que retribuo de coração.

    Beijos

    ResponderEliminar