sexta-feira, 9 de outubro de 2009

São Francisco: Capítulo II


São Francisco costumava se alojar como convidado na casa de Leão, cardeal de Santa Cruz, quando uma noite os demônios foram espancá-lo com grande violência. Ele chamou seu companheiro e disse:
Os demônios são os fiscais de Nosso Senhor destinados a punir nossos excessos. Como não me lembro de ter cometido uma falta que não tenha expiado com a misericórdia de Deus e com penitência, talvez Ele tenha permitido que seus fiscais se lançassem sobre mim porque continuo hospedado na corte de nobres, o que pode despertar suspeitas em meus pobrezinhos frades vendo-me no meio de abundantes delícias. Ele se levantou bem cedo e foi embora.

Um dia estava em oração quando ouviu no telhado da casa bandos de demônios que corriam fazendo grande ruído. Ele saiu rapidamente e fazendo sinal-da-cruz sobre si, disse: “ Da parte do Deus onipotente, digo a vocês, demônios, que parem com o barulho. Façam com o meu corpo tudo que for permitido a vocês, pois estou disposto a suportar já que, não tendo maior inimigo que meu corpo, vocês me vingarão do meu adversário por mim”. Confusos, os demônios desvaneceram-se.

Em êxtase, um frade, companheiro do homem de Deus, viu entre os tronos do Céu um deles digníssimo, fulgurante de nobre glória. Cheio de admiração, ele se perguntava a quem esse brilhante trono estava reservado, e ouviu: “Esse trono foi de um dos príncipes expulsos, e agora está preparado para o humilde Francisco”. Depois de uma oração, ele perguntou ao Homem de Deus: “ Que opinião você tem de si mesmo, pai?”. Ele : “ Eu me considero o maior pecador”. E imediatamente o Espírito Santo disse no coração do irmão: “ Saiba que o que você viu na visão é verdade, porque a humildade elevará o mais humilde de todos ao trono que foi perdido por soberba”.

Fonte: Legenda Áurea, Jacopo de Varazze

3 comentários:

  1. Assim como os pássaros não vivem sem o céu, assim como os peixes não respiram sem a água, assim como os planetas não existem sem o universo, posso dizer, com toda sinceridade, que não sei viver sem amor.
    São palavras escritas agora, mas para serem lembradas para sempre, guardadas no teu coração e na tua mente.
    Gostei de visitar este teu cantinho e aproveito para te dizer que as mentes estreitas são vencidas pela desgraça; as mentes superiores triunfam sobre ela.
    A vida e a obra de S. Francisco de Assis perpetuarão para sempre.

    ResponderEliminar
  2. Depois de ler sobre a simplicidade dos pensamentos de São Francisco, resta-me te desejar uma iluminada quarta feira, com muito amor...
    beijos

    ResponderEliminar
  3. Obrigada amigos Jorge e Sonia pela gentileza em comentar e também deixar uma palavra de carinho que retribuo de coração. Paz e Bem!

    Beijos

    ResponderEliminar