segunda-feira, 30 de março de 2009

Saber viver


Não sei...
Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido,
se não tocamos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura...
Enquanto durar
.
Cora Coralina, pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, (Cidade de Goiás, 20 de agosto de 1889Goiânia, 10 de abril de 1985) foi uma poetisa e contista brasileira.
Mulher simples,
doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás.
.
Ferina*izil*

domingo, 29 de março de 2009

Clarice Lispector






Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome.
(Perto do Coração Selvagem)



ao ler Clarice Lispector Leio-me em bocados...
reconheço-me numa busca muitas vezes perdida. Mas sem nunca desistir.
com Clarice Lispector, percebi que por muito grande que seja a minha "loucura" e os meus porquês...
Não sou a única...

Beijo Grande.
(tenho andado longe, em trabalho...)
Mas sempre aqui de coração.

sábado, 28 de março de 2009

Um Mundo Iluminado


Three Little Birds - Bob Marley & The Wailers

Um Mundo Iluminado

Quando acordei esta manhã, para espanto meu, o mundo estava iluminado, que novidade, que surpresa agradável. Tudo aparentava, peço desculpa, tudo estava diferente, inclusive a luz que passava por entre os estores.

Uma luz brilhante, que convidava abertura dos mesmos, saltei da cama, depois calmamente, mas sempre com a expectativa de ver o dia, puxei o estore para cima.

Que visão, o Sol, a Estrela, que aparenta estar mais perto do nosso Planeta, Brilhava intensamente, num céu de tom azul clarinho. Até mesmo o céu, parecia brilhar, como se tivesse sido pintado de fresco, aliás a frescura era tanta, que a vivacidade da sua presença, se assemelhava à de uma rosa, acabada de desabrochar.

Ainda na janela do quarto, as Arvores todas lá fora pareciam dançar, para lá e para cá, como se, uma sinfonia, pareciam escutar. E de facto todos dançavam, incluindo os pássaros, que em contraste com o verde das folhas, que por sinal também voavam pelo céu fora, todos pareciam gostar.

Foi quando de repente pensei comigo mesmo, o que se está a passar? Será uma melodia nova, um mundo Novo que se quer apresentar, Não posso perder isto. Estão todos tão felizes, que também eu, quero partilhar. Despi o pijama e vesti-me num ápice, desci as escadas a correr, quando algo em mim, me disse, “não tens que te apressar, a Vida é Agora, e sempre Agora, e é nele que te podes alcançar”.

Não compreendi bem, o que essas palavras queriam dizer, mas escutei-as e sentei-me sossegadamente, a tomar o pequeno-almoço, enquanto isso lá fora ouvia os pássaros a cantar.

Que melodia, fascinante, nunca tinha reparado em tamanha beleza, tantos pássaros a cantar, pareciam estar a falar uns com os outros, certamente sabiam o que se estava a passar.

Mais uma vez, levantei-me, e ânsia de sair para a rua, fez me de novo pensar, “têm calma, sossega, que a Vida é Agora, e é nela que te podes encontrar”.

Ainda estonteado, e mais uma vez meio confuso com essas palavras, abri a porta saí à rua, onde um cão estava a ladrar.

Uiiiii, que susto, espero que seja bonzinho, mas também ele parecia querer falar. Que coisa, tudo à minha volta parece estar a comunicar, só eu aqui, é que pareço não entender nada, pois tudo está diferente, inédito e lindíssimo, que nem “eu” quero acreditar.

Bom, vou passear e ver o bairro, pode ser que descubra o que está, a passar.

De repente, tudo a minha volta, era luz, até a sombra virara luz, lembro-me de perguntar, “como é isto possível? A sombra está a brilhar? Devo estar louco, a vida ganhou vida e até a sombra parece querer participar”.

Enfim, tudo agora era mágico, original e nada estava no lugar, isto é o lugar parecia UM todo, e os pedaços da vida que somos todos nós, estávamos a dançar, tudo era perfeito, e tudo estava-se a contemplar.

“Que cena, um papel que parece ter ganho vida e está a voar” é uma borboleta que voa sem parar, também ela é luz que passeia e vagueia no ar.

Que lindo dia, devo estar a sonhar, foi quando ouvi a voz “olha para ti, és tu que estás a criar, inclui-te na Vida, e verás que foste sempre tu, a Vida olhando para ti mesmo, basta contemplares

Foi então que pausei e olhei para mim mesmo e inclui-me no quadro que eu próprio estava a criar, é o Mundo Novo, sussurrou-me o vento ao ouvido.

És tu a Nova Consciência, o Mundo Novo que reconheceu-se a si mesmo, e com isso lembrou-se de Amar.

Abracei a Vida, a ti a mim e a todos e comecei também eu a dançar.


Paz

quarta-feira, 25 de março de 2009

COMANDEM SUA MESTRIA E AMOR VERDADEIRO

A família humana optou pelas energias do carma e do medo para experienciar a dualidade, a separação e a polaridade. Cada existência foi um exercício de reconexão, em reacender a chama da divindade no interior de cada um de vocês e do seu potencial na energia da Terra. A energia humana, sem o Espírito, não tem poder e existe na energia do medo. É um exemplo das vibrações mais baixas quando estão separadas completamente do Espírito. A separação entre humano e divino foi intencional, como é o caminho da reconexão. Tudo isso faz parte do Plano Divino para a sua ascensão à mestria. Cada um de vocês tem poder e domínio sobre a energia da terceira dimensão e sua parceria nessa transformação lembra-lhes do seu poder para comandar a sua mestria.Todos vocês são mestres e suas palavras e pensamentos demonstram como comandam a sua mestria. O potencial ilimitado do Universo é seu para comandar, criar a sua realidade – não a realidade do outro. Vocês conhecem o seu poder e ainda assim se sentem impotentes diante das escolhas dos demais. Conhecem a sua força, todavia se sentem fracos quando suas lições envolvem a superação. Podem acenar aos poderes do céu, contudo permanecem calados, embora todos no céu estejam aguardando que vocês comandem a sua mestria.Sua mestria reside na aceitação do seu poder e em como utilizá-lo em sua realidade. Vocês têm mestria sobre a ilusão do medo e, no entanto, quem de vocês não teme? Cada palavra e cada pensamento contêm um poder imensurável para fazer nascer a mestria, que é o triunfo da luz sobre a escuridão e do amor sobre o medo em sua vida. Cada um de vocês está ascendendo à mestria, tornando-se a luz no seu mundo e para o mundo. Até mesmo a Terra mantém a energia da polaridade e vocês ajudam-na em sua ascensão quando comandam a sua mestria. A Terra necessita da sua mestria para criar paz, alegria e amor em seus campos energéticos. Esse é o seu campo de ação, vocês têm domínio sobre a Terra, que está participando na jornada da reconexão e ascensão junto com vocês.Nós os vemos como poderosos e devemos aguardar até que possam comandar a sua mestria. Não há força no céu que possa agir a seu favor sem a sua participação. Da mesma maneira que vocês creem que o Criador tem domínio sobre tudo, vocês receberam o poder para comandar a sua realidade como co-criadores das energias terrenas. Quando não aceitam ou não as utilizam, vocês negam o seu papel na ascensão em trazer o Céu à Terra. Comandem a sua mestria e criem a realidade que desejam para que possam trazer a reconexão à Terra e estabelecer esses paradigmas para que a família humana traga o fim do carma e da destruição e produza a paz, a alegria e o amor do Lar que vocês selembram. Mensagem do Arcanjo Uriel canalizada através de Jennifer Hoffman16 de fevereiro de 2009

terça-feira, 24 de março de 2009

DEUS DOS DEMÔNIOS


Você me tornou arisca
Não sou assim,
estou assim.
Eu era uma dama
Você me tornou endiabrada
De você não consigo me afastar
Mas junto me torno arredia
Não sei mais me
comportar com você
Sua ausência me mata
Sua presença me maltrata
Você é um ser demoníaco
que consegue deformar
a alma dos seus amores
Você adoça o coração
e azeda a vida
Você é o Deus dos
Demônios
.
Ferina*izil*

segunda-feira, 23 de março de 2009

A Distância que nos separa do Mundo velho ao Mundo Novo

A distância do Mundo velho ao Novo Mundo não existe, apenas o pensamento os separa, é irónico, é paradoxal, mas é a Verdade.

Aquele em si, que o nega, é o (ego), a parte de si, que se julga separado, esse é o símbolo e a Natureza do Velho, nele reside a ilusão do velho Mundo Separado. Um mundo velho que teima em auto perpetuar-se no pensamento temporal compulsivo.

Todo aquele que vive aprisionado no seu pensamento, na preocupação desmesurada, do amanhã, ou na lamentação do ontem, vive no mundo da Ilusão, no Mundo do pensamento.

O Novo Mundo, é o Único Mundo Real e Verdadeiro, ele é sinónimo de Consciência, uma Consciência Presente, no Aqui no Agora.

Para acedermos ao Novo Mundo, é nos pedido apenas uma Nova percepção, um despertar para a Vida. Essa Percepção, consiste em pura Observação, Contemplação, e Consciência do mesmo.

Uma Observação Presente, aniquila o velho padrão incutido pelo ego, quando estamos Presentes, e temos Consciência da nossa Presença, nada nos “escapa”, a luz ilumina tudo e todos, conseguimos ver a realidade como ela “É”. Os pensamentos, tornam-se nuvens, de energia, as emoções, vibrações de energia, e o Sentimento torna-se Vivacidade, energia Plena, Una com o Presente Momento. É na Consciência do momento Presente, que a inteligência divina se manifesta, por forma de intuição, ou simplesmente no desenrolar de acontecimentos mágicos, intercalados entre eles, fazendo o a si dançar a melodia mágica e Majestosa que é Viver no Novo Mundo.

Quando estamos Presentes, o grande Mestre trabalha, o Jardineiro trata do seu jardim, de forma mágica, o Maquinista gere a frota de comboios de forma miraculosa, a simples Contemplação, confiança e Amor pela Vida, permite a fluidez do mesmo.

Uma vez ausente de pensamentos compulsivos, os comboios intermináveis de velhos pensamentos, vagões de ideias, de crenças negativas, vagões recheados de medo, lentamente encostam na gare, e lá são desmantelados, de forma a puder deixar o Novo entrar.

O Novo Mundo, apenas lhe “pede” um só requisito, que se lembre, lembre se dele, de estar no Presente, não fora dele, mergulhado em pensamentos. Verá então que esse pedido, é lhe legitimo, pois para estar num Mundo terá que abdicar do outro.

Consoante “avança”, lentamente ser-lhe á mostrado, uma Nova forma de Viver, uma forma feliz e plena, uma forma perfeita, uma perfeição Una com o Novo Mundo, onde o desígnio é o de Viver na fluidez do Momento, um Momento mágico.

Contudo a bagagem do velho terá que ficar para trás, crenças, dogmas, ideias, serão postos á prova, de forma a desmistificar, o que lhe causava a ilusão. O ego tudo fará para o fazer desistir da “ideia” de estar Presente, “quedas”, dúvidas atrás de dúvidas, tudo servirá de pretexto, para banalizar o Presente momento. Tentativas que serão infrutíferas, face á persistência e á fé de ouvir o Coração e de estar no Agora.

Pois todo o escuro desaparecerá, na Presença da Luz.

A Vida convida-o a partilhar e a se conhecer. No eterno Agora.

Paz



We Are The World - USA for AFRICA

sexta-feira, 20 de março de 2009

Um Crente

Fotografia: Bruno Abreu - Segredos da Natureza (olhares.com)
.
A natureza tem seu ciclo nítido
de primavera e de outono.
O globo tem sua rotação regular
de vinte e quatro horas.
Tudo isso acontece em harmonia
com as eternas leis do universo.

Mas quais são as leis
do universozinho chamado “eu”?
As estrelas do céu
e o íntimo código moral
- assim pensava Kant.

A lei definitiva
em que se encontram caminhos
tão distantes e que une,
dentro de mim, a dimensão da vida
aos movimentos infinitos do universo
- disso faço a minha fé.

A caminho de casa
findas as desordens do dia,
olho as estrelas que lavam a luz
o campo do céu
e vejo as leis que habitam
nas funduras do meu peito.

Indignado contra a injustiça
e a miséria deste mundo,
vou de lugar em lugar
pelo caminho humano da vida:
nascimento, velhice, doença e morte.

E hoje prometo mais uma vez
ser um pioneiro de verdade.



Daisaku Ikeda

terça-feira, 17 de março de 2009

ORAÇÃO CELTA -1


Bendito seja o anseio que te trouxe aqui e que aviva a tua alma com assombro.Que tenhas a coragem de acolher o teu anseio eterno.Que aprecies a companhia crítica e criativa da pergunta "Quem sou eu?" e que ela ilumine o teu anseio.Que uma secreta Providência Divina guie o teu pensamento e proteja o teu sentimento.Que a tua mente habite a tua vida com a mesma certeza com que teu corpo se integra ao mundo.Que a sensação de algo ausente amplie a tua vida.Que a tua alma seja livre como as sempre renovadas ondas do mar.Que vivas perto do assombro.Que te integres ao amor com o arrebatamento da Dança.Que saibas que estás sempre incluído no benévolo círculo de Deus.

segunda-feira, 16 de março de 2009

BANDIDO/BANDIDA


Bandido

Você é o bandido

Eu sou a vítima

Você me persegue por

vielas e becos,

ruas estreitas escuras

Eu sei que você

é o perigo,

mas nem ligo,

Você com este seu

ar de mistério,

igual aqueles bandidos

dos filmes ruins

Você tem cara de mal,

e eu mal percebo.

Finjo que tenho medo,

que você me assusta

Mas sei que na realidade

A BANDIDA sou eu

.

Ferina*izil*


quinta-feira, 12 de março de 2009

A verdadeira e única Alquimia

Durante quase toda história, o Homem procurou desvendar o segredo da Alquimia, transformar o ferro em ouro, procurou o Elixir da Vida e com isso a Vida eterna, ou então a pedra filosofal a purificação espiritual.

De facto todos eles possuem a sua veracidade, por metáforas é certo, é nos dado a conhecer, uma simbologia que aponta para uma capacidade oculta, mística e transformadora que homem possui para consigo mesmo.

Que Alquimia será essa? Que muitos procuraram, mas sempre em vão. Será que existe, essa Alquimia? E se sim, o que fará ela, ao Homem? Que promessa e efeito esconde essa transformação? E onde? E como faze-la?

A Alquimia, foi em tempos comparada, com a história da lagarta, que toda a sua vida caminhou, e por fim após a concepção do seu casulo, num processo de metamorfose se transformou em Borboleta, e assim libertou-se

Hoje, são inúmeros que sentem algo, sentem que existe algo para lá do mundano, para eles os velhos parâmetros da vida, deixou de fazer sentido, procuram, e de certa maneira sabem, sentem a presença de algo mais, algo semelhante a um conto de fadas, mas em simultâneo, Verdadeiro e Real.

Muito poucos, sabem-no, e vivem nesse Mundo, mágico e belo, sabem, o porquê de tudo resto, e conhecem o segredo da Alquimia. Não querendo assustar, falam e sussurram a Presença desse Novo Mundo, de forma muito delicada, apontam e tentam reflectir o que também você possui, mostrando assim, que também nós temos a chave e a sabedoria para o descobrir.

Porém o segredo, não é segredo, e a sua simplicidade, assusta a complexidade do mundo mundano.

A verdadeira Alquimia é a Alquimia do Amor, o Amor é a força mais Poderosa de todo o Universo, porque só o Amor é Real, tudo o que não seja Amor é ilusão.

É a Luz do Amor que descobre se a si próprio, essa é verdadeira Alquimia do Nova Humanidade, da Nova terra, do Novo Mundo.

O Amor genuíno, é o Amor incondicional, que tudo aceita, sua presença é pura Luz. Onde ela habita, habita a verdade e a Realidade do seu SER. Será ela a sua companheira, nos momentos de escuridão, será ela, que com o seu consentimento, o acolherá.

A Alquimia do Amor eleva, o Homem ao Novo Mundo, um Mundo intitulado por uns como reino dos céus. Só ele existe, só ele é real, e a porta de entrada é no Presente, e a chave é o Coração.

Paz



MulMantraSnatamKaur - SK

Se não existe caminho, se não existe distância, como então chegar ao objectivo?

O “Objectivo” reside apenas em “saber” quem você “É”, esse é o único objectivo da Vida, uma vez que o Homem saiba o que “É”, ele saberá o que “É” a Vida, o porquê, o como, o mas, o sim, o não, tudo fará sentido.

Então como saber o que somos? Se nós já somos. Nenhum de vós poderá afirmar, “EU” não sou Vida, a Vida “É” sempre foi, sempre será, e eternamente “É”.

Face a esta realidade, o “EU” está a procura de si mesmo do “EU”. É um paradigma para a mente, mas para o Coração, ele nunca foi um paradigma, ele por e (simples-mente) = “É”.

O seu Coração sabe a verdade, porque “É” a verdade. Para chegar ao Objectivo, você têm de saber quem não é. Verá que depois de ver quem você não é, fica apenas a Vida como ela “É”.

Eu lhe pergunto. É você angustia, tristeza, maldade, dor, sofrimento, traição, ciúme, mentira, violação, discussão, negatividade, erro, pecado?

Eu lhe pergunto, você se identifica com tudo isso? Você deseja tudo isso? Você sente, que isso, é quem você “É”?

Tudo isso são experiências, memorias, ideias, fruto de um inconsciente, fruto de uma mente exausta, que teima em prevalecer, uma identidade falsa, que teima em se identificar com uma experiência de um passado ilusório.

Digo, e volto a dizer, toda a experiência inconsciente, é ilusória, nunca aconteceu. Como é isso possível? Dirá a mente, como é possível alegar que a morte de um filho não aconteceu, que a violação de uma criança não aconteceu.

Só aquele que se conhece, e sabe quem “É”, tem acesso a essa verdade. Porque reconheceu a insanidade, como insanidade, porque reconheceu a ilusão como ilusão, transcendeu a mente, e com isso deu lugar ao Coração, à Vida.

Estar Consciente, é a chave do “seu” despertar, e só pode estar Consciente no Agora, no Presente. A Vida Consciente jamais, se auto aniquila, se auto agride.

O velho Mundo é símbolo do estado inconsciente, designado pelo hinduísmo por Maya, a ilusão, onde o Homem mergulhou.

Viver, pensando que sabemos quem somos, julgando saber quem somos, não é viver. Viver sem saber quem “É”, é deveras um acto inconsciente, contudo é nos permitido ver quem não somos, tentar descobrir quem somos, a Vida permite isso mesmo.

Triste é viver pensando que somos uma ideia, pensando que somos experiências, pensando que somos meros pensamentos. Triste é julgar que morremos, e deixamos de existir, triste é esperar pela morte convencido que só depois viveremos no paraíso. Triste é nem sequer questionar a vida, e admitir que não sabemos.

A Vida é simplicidade Cristalina, contemple, esteja vazio, e volte contemplar, aceite a experiência de estar vivo, consciente da sua Presença a Vida olhando para a Vida, esteja presente, no Momento, contemple-se a si (VIDA), veja o quadro todo, e aceite a Magia que é estar Vivo.

E só depois questione-se, e volte se a questionar-se, veja o que faz sentido e o que não faz sentido.

Paz

segunda-feira, 9 de março de 2009

Acravei-me aos espinhos soterrados

As rosas dissecaram-se no meu corpo envelhecido
curvado pelos espinhos que ia cravando
no despertar de cada aurora pardacenta
o papel jazia lamentos, escrevia anáforas

Sem sentido, sem rumo…
…sem significado algum

Acravei-me aos espinhos soterrados
neste corpo tão cansado e estéril
arranquei-lhe as raízes, suspirei.
O lamento calou-se
numa folha branca de alegorias

Com sentido, com rumo…
…do significante ao significado


Conceição Bernardino

domingo, 8 de março de 2009



Olhei o mar. Vi o sol e percebi que tudo o que tem uma beleza natural, não tem explicação.

Logo eu que procuro sempre um porquê em tudo... uma explicação racional.

As respostas estão em mim. Não as sei dizer por palavras nunca o soube.

Sei apenas sentir que o sol me aquece e por isso é bom, o mar é profundo e enterra segredos com ele.

Quando vejo os meus amigos abraço-os e beijo-os de coração.

Ás vezes sinto-me vazia, também não sei porquê. Apenas sinto um buraco no estômago, outras vezes rolam-me umas lágrimas.

Outras vezes sinto-me tão bem, que dou gargalhadas sem fim.

é a vida deve ser assim...

sexta-feira, 6 de março de 2009

Questione-se, quem sou “EU” ?

Quando colocamos essa questão, a mente se apressa em dar uma resposta, mas toda e qualquer resposta dada tenda a desvanecer-se, a auto sabotar-se, quando questionamos a veracidade do mesmo.

Vejamos o exemplo mais comum, na sociedade actual.

Se colocarmos a questão “Quem sou EU?”

A pessoa tenda a dar a sua resposta com fundamento na sua memória.

…”Eu sou o Luís, tenho 58 anos de Idade, sou casado, tenho 2 filhos, nasci em Setúbal, sou arquitecto, trabalho em Lisboa, sou caranguejo de signo, sou do FC. Porto, tenho carta de condução, adoro viajar, já fui a Paris, Marrocos, e Tunísia, enfim sou extrovertido e adoro esquiar”…

Esta será a resposta mais comum dos seres Humanos, a sua “História”, o que é legitimo, mas não é verdade, pois a História têm um fundamento ilusório, baseado em memórias, e tempo.

Você não está no seu passado, nem está no futuro, você está neste preciso momento, aqui e agora, a ler este artigo, logo você só pode saber quem “É”, no presente no Agora.

Talvez seja benéfico desmistificar o exemplo, acima mencionado, e porquê a sua fraca fundamentação. Se colocarmos a pergunta “Quem sou Eu?” toda e qualquer resposta dada pela mente, possui um Observador, uma testemunha, uma consciência de si mesmo.

Veja se me consegue acompanhar, pois a mente tenda a manipular, o que “É” inato e obvio.

Se o leitor conceber quem você é mentalmente, dando uma resposta, EU lhe pergunto quem têm consciência dessa resposta?????

A mente não pode por e simplesmente pronunciar-se validamente sobre quem você “É”. Isto porque você não “É” a sua mente, mas sim “quem” têm consciência dela.

Você “É” o eterno Observador e testemunha de si mesmo.

Quando a mente tenda a manipular ou conquistar essa verdade, ela se extingue, e entra automaticamente no reino do Pensamento, um reino do “seu domínio”, Porém quando o leitor se apercebe desta distinção a separação clara e obvia acontece, “Você É o Observador do mundo da Vida e de si mesmo”. O domínio sobre o reino dos pensamentos se extingue, e o jogo acaba, a sua mente (Ego) deixa de ter poder de decisão sobre os pensamentos, pois o leitor sabe que eles são meramente nuvens, que se desvanecem, e que não possuem qualquer importância.

O que acontece actualmente no Mundo é que as pessoas estão demasiado, identificadas com a sua mente, julgam que são a sua mente apenas, mas a mente é apenas um órgão como outro qualquer, como o coração, ou o fígado, contudo ele possui, uma força inacreditável quando, acreditado, pois se homem acredita no que pensa, logo age conforme o que pensa.

Julgo que foi o Mestre Jesus que disse algo assim:

…Não julgais o próximo, perdoai, pois ele não sabe o que faz…

O julgamento está sempre adjacente e possui o seu fundamento em separação, e “perdoai, pois ele não sabe o que faz”, significa que está mergulhado no seu pensamento, ele identifica-se com o pensamento, a separação.

Eu lhe pergunto a si leitor, o que julga que leva 2 jovens em Lisboa a assaltarem um Banco???

Será a razão desse acto, apoiado em desespero, em pensamentos provenientes da mente (Ego).

O (Ego) a mente, tem demonstrado não possuir capacidade de auto Vivência, o mundo se encontra mergulhado em angustia e sofrimento, pois a ideia de controlo, provem de medo, e da mente, julgo chegar a altura de nos questionarmos quem somos, o que fazemos cá, e porquê vivemos.

O primeiro passo consiste em admitir que você não sabe quem “É” , com isso surge a abertura interior, com isso surge o Presente e o agora, com isso surge a inocência de aprender, com isso surge a Vida dentro de si, com isso surge o espaço, e por fim com isso surge o que faz sentido para "Si".


Verá então, se o pensamento que surge na mente, provem do (ego) ou do Coração.

Paz

“O Mercado da Ribeira”

I)- “São 6:30 da manhã, e o empresário tí-João, já se encontra na barraca, é a barraca da inconsciência”.

J)- Ora Bem meus Senhores! É pegar ou largar, temos Ambição, ignorância, superioridade, aos preços mais baixos do mercado. E a burrice está em Promoção!!!

Tenham calma! Tenham calma! Chega para todos. Na compra de dois Burrices, leva uma ignorância, Especial oferta.

S)- OOOh! Dê-me duas! Dê-me duas!!

J)- Calma, que a criança está primeiro, o que desejas tu menino?

C)- Bom, eu gostava de um pouco de felicidade!

J)- O quê??? Felicidade, vejamos se eu tenho cá disso. Há cá está! Mas olha que é muito caro, é o artigo mais caro que existe no mercado.

C)- Mas, mas eu nunca comprei felicidade, sempre a tive, só a perdi, quando entrei no mercado (sociedade).

J)- Presta atenção, tu como criança que és, só tens que respeitar os mais velhos, compreendes, logo tens de pagar!

C)- Desculpa! Mas não achas que seria ignorante da minha parte, em comprar te felicidade, quando eu te a posso oferecer, com um simples sorriso.

J)- Olha! Olha o puto hem! Ainda usa fraldas e já pensa que é gente, sai já daqui antes que me estragues o negócio! (Sociedade, não se tolera falar demais).

C)- Sendo assim gostava de lhe comprar, consciência, têm?

J)- Há! Finalmente aprendeste, claro que tenho, é um dos artigos que tenho em stock á muito tempo, ninguém o compra.

C)- Dê-me um se faz favor.

J)- Aqui está, são! São! É porra, ne que isto na têm preço.

C)- Não têm importância, deixe estar, era para lhe oferecer de qualquer forma.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Oração Celta - III

Uma Oração

Que atendas ao teu anseio de ser livre.Que as molduras da tua integração sejam suficientemente amplas para os sonhos da tua alma.Que te levantes todos os dias com uma voz de bênção murmurando em teu coração que algo de bom te vai acontecer.Que encontres uma harmonia entre a tua alma e a tua vida.Que a mansão da tua alma nunca se torne um local assombrado.Que reconheças o anseio eterno que vive no cerne do tempo.Que haja benevolência no teu olhar quando contemplares o teu íntimo.Que nunca coloques muros entre a luz e ti.Que o teu anjo te liberte das prisões da culpa, medo, decepção e desespero.Que permitas que a beleza espontânea do mundo invisível te recolha, cuide de ti e te inclua na integração.

terça-feira, 3 de março de 2009

PIMENTA QUE ARDE


Sou assim malcriada...
Arrependo-me desta estupidez
Falo sem pensar, por impulso.
Erro tudo
Peço desculpas depois
Todos os dias
Faço promessas,
Vou ser mais controlada,
Mais calada
Vou pensar antes de falar
Mas não adianta
De repente tudo muda
E viro do avesso de novo
Sou veneno puro
Pimenta que arde
Sou assim...
Não mudo....
.
Ferina*izil

segunda-feira, 2 de março de 2009

"Quem dobrou seu pára-quedas hoje?"































Controlar a Mente?

Se partirmos do principio que a mente é um orgão nosso, e não quêm nós "somos", então faz todo o sentido que a mente não seja controlada. Eu lhe pergunto, o leitor controla algum orgão seu? o coração, o figado? etc.

Não devemos controlar a mente, controlá-la seria como controlar uma nuvem. Consegue o leitor controlar uma nuvem? A resposta é óbvia, não. E o que acontece se tentar faze-lo? Provavelmente o levará a exaustão, isto se for persistente na sua crença.

Controlar significa condicionar. A questão deverá ser colocada assim.

Como então fazer com as nuvens? Observamo-las apenas, pois a sua natureza é como tudo na vida, tudo vem tudo vai, tudo muda. Devemos então, também apenas Observar a mente, ter Consciência dela própria, como algo que nos "pertence". Mesmo que muitas das vezes não nos identifiquemos, com os pensamentos, o importante será apenas identificar esses mesmos pensamentos.
Face ao chamado pensamentos negativos a Perseverança e a paciência, são sempre virtudes, inicialmente necessárias, para o acompanhamento desse mesmo processo, pois a observação, como o termo indica, implica distância e espaço.

Conforme vamos aceitando, esses meros pensamentos negativos, (os quais não nos identificamos), significa também que tivemos plena consciência da existência deles, e que ao aceitar apenas, sem nada acrescentar, e sem confrontar, permitimos a fluidez do mesmo, ou seja que tal como eles apareceram também desvanecem, (principio, meio, e fim).

O que acontece normalmente, é que as pessoas ficam como que agarradas, ao (meio = Pensamento) prolongando (repetindo) assim o pensamento, atribuindo energia ao pensamento, e com isto prolongam a angustia o receio o medo e a tristeza. A pessoa sente-se (Ferida ou atingida) por outras palavras o seu (Ego) foi ameaçado.
Por exemplo: Suponhamos que um vizinho seu, o maltrata verbalmente, pois algo o incomodou, e em resposta a esse incomodo, ele reagiu de forma verbal, violenta, insultando-o. Os Seus pensamentos, poderão ser inúmeros, entre os quais poderá ser, que acha injusto a posição do seu vizinho, e com isso sente-se ofendido, provavelmente, alimentará esse pensamento, comentando com os seus Pais o sucedido, ou até com os seus amigos, o quanto foi injusto todo o acontecimento. Provavelmente também você poderá ter pensamentos injuriosos quanto à pessoa em questão. O que se passa aqui, é literalmente o ênfase que foi atribuído ao seu pensamento inicial, atribuindo energia a esse pensamento, e com tudo isto sente-se angustiado e triste. Possivelmente, sempre que se cruzar com essa pessoa, sentirá medo ou angustia, ou até raiva. Tudo por causa, do ênfase que foi dado ao seu pensamento. Não se trata te ter, ou não ter razão, isso é o que a sua mente deseja (o Ego sente-se ferido e pretende reagir), trata-se de como deseja realmente viver a vida, se feliz ou Angustiado?


Após a consciencialização do mesmo, a Boa Noticia, é que conforme vamos contemplando a nossa mente, apenas observando-a, mesmo nestes momentos mais difíceis, podemos comentar connosco mesmo, o seguinte: ...(Olha, lá está este pensamento angustiado novamente). Os pensamentos começam a ser cada vez mais diminutos, e começaremos a ver, e a sentir o que realmente importa. Que o julgávamos ser importante para nós, não é assim tão importante como considerávamos.


Atenção que contemplar a mente e observa-la, não significa que tenhamos de estar 24 Horas seguidas com atenção exclusiva na nossa mente, isso é impossível e leva á exaustão ou loucura. A chave é o sentimento, sempre que sentir-mos que algo está errado, (triste, angustiado, aborrecido, ou até mesmo confuso) são todos eles sinais do nosso coração para connosco mesmo, tentando alertar-nos que á algo de "errado", e que o "erro" vêm ou têm origem num determinado pensamento (mente), e ai sim observamos, e contemplamos o que se passa, sem termos um instinto reactivo perante a situação em causa.


Apenas quero acrescentar que inicialmente não é de todo fora de normal, não conseguirmos distinguir bem o pensamento do coração, já é Perfeito suficiente, aceitarmos e reconhecermos a existência de ambos. Este é um caminho individual, que devemos seguir no nosso íntimo (tendo como ultimo professor e Mestre o “EU” mesmo). Não devemos ser exigentes connosco mesmos, devemos ser sim benevolentes, e ter compaixão connosco mesmos, pois todos temos "erros". A chave está em Lembrarmo-nos, que sempre que sentirmo-nos triste connosco mesmos, invertemos o sentimento, dizendo: ...(Bom! estou triste porque tal situação ocorreu, mas estou feliz porque tive plena consciência dela, e com tudo isto, estou despertando mais para a vida).


PS: A Vida é uma viagem, onde a verdade está dentro de ti.

Paz