domingo, 24 de maio de 2009

CRIATIVIDADE É SER POSSUÍDO POR DEUS

A criatividade significa simplesmente que você está em estado de relaxamento total. Não significa inação, mas sim relaxamento - porque, com o relaxamento, ocorre muita ação. Mas isso não é obra sua - você é apenas um veículo. Uma melodia começa a ecoar por seu intermédio - você não é o criador dela, ela vem do além.
Ela sempre vem do além. Quando você a cria, sua criação não vai além do ordinário, mundano. Quando ela vem por seu intermédio ela tem beleza sublime, traz em si algo de desconhecido.
Quando o grande poeta Coleridge morreu, ele deixou milhares de poemas inacabados. Frequentemente perguntavam a ele: "Por que você não termina esses poemas?" Pois a alguns faltavam apenas algumas linhas para serem terminados. "Por que você não os termina de compor?
"Ele respondia: "Não posso. Eu tento, mas quando termino de compor, parece faltar algo, alguma coisa parece estar errada. Minha linha nunca se harmoniza com a que flui por meu intermédio. Ela se me torna um tropeço, uma rocha, e impede-lhe a fluidez. Assim, tenho que aguardar. Quem quer que tem fluído por intermédio de mim, quando ele começar a fluir outra vez e completar o poema, ele estará terminado; antes disso não."
Ele terminou apenas uns poucos poemas. Mas eles são de sublime beleza, de grande esplendor místico. Sempre foi assim: o poeta desaparece, a criatividade aparece. Nessa ocasião, ele é possuído. Sim, essa é a palavra, ele é possuído. Criatividade é ser possuído por Deus.
Simone de Beauvoir disse: "A vida se ocupa com a própria perpetuação e a superação de si mesma; se tudo que ela faz é manter a si mesma, então viver é apenas não morrer." E o homem que não é criativo está apenas não morrendo, só isso. Sua vida não tem profundidade. Sua vida ainda não é vida, mas apenas um prefácio; seu livro da vida ainda não começou a ser escrito. Ele nasceu, é verdade, mas ainda não está vivo.
Quando você se torna criativo, quando permite que a criatividade flua por intermédio de você - quando você começa a cantar uma canção que não é sua, que não pode assinalar nem dizer: "Ela á criação minha"; sobre a qual você não pode apor sua assinatura - então a vida cria asas e desfere voos.
Na criatividade está a superação; de outro modo, nós podemos continuar, no máximo, a nos perpetuarmos tal como somos. Você cria uma criança - isso não é criatividade. Você morre e a criança fica para perpetuar a vida, mas perpetuar-se não basta, a menos que você comece a superar a si mesmo. E assa superação só ocorre quando algo do além entra em contato com você.
Esse é o ponto de transcendência - superação. E, na superação, o milagre ocorre; você não existe, contudo, pela primeira vez, você existe.
.
Osho, em "Criatividade - Liberando Sua Força Interior"
.
Ferina*izil*

7 comentários:

  1. Ferina*izil A criatividade

    Osho, em "Criatividade - Liberando Sua Força Interior"

    BASTANTE CRIATIVO O TEXTO DELA ACIMA, MEUS CUMPRIMENTOS,
    EFIGÊNIA COUTINHO

    ResponderEliminar
  2. Adorei o texto, vem ao que penso, escrevi no blog de Osho que temos a centelha divina dentro de nós, e ela se manisfesta assim, nos momentos da criação, como foi citado sobre Coleridge , acredito no que foi dito, porque precisamos estar em energia com o universo e Deus para que possamos finalizar algo de produtivo em nossa vida, tudo tem uma manifestação além terra...somos seres evolutivos, sempre em apredizado, embora muitos não acreditem...a Energia superior é que rege a nossa vida.

    Excelente semana pra ti...:)

    ResponderEliminar
  3. Tudo é Fruto de Deus... Parabens pelo blogue.

    ResponderEliminar
  4. Me encantei com o Blog...as fotos...as escritas...tudo muito bonito!...Parabéns e obrigada pelo carinho!...

    Beijo e ____0____

    ResponderEliminar
  5. Magnifica esta mensagem e blogue.
    Parabéns, um beijinho

    ResponderEliminar
  6. É como estar em estado de graça, é estar aqui e ali ao mesmo tempo.
    Aliás tempo e espaço não existem....
    Deus em todo o seu esplendor criou-nos como criaturas perfeitas.
    Pena que alguns teimem em ser imperfeitos...
    Gostei do texto
    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito do texto, é verdade quando algo de sublime acontece, não é pela nossa mão mas a mão de Deus qu8e encaminha a nossa
    Bj

    ResponderEliminar