terça-feira, 20 de abril de 2010

Quando o Obvio nos passa ao lado


Na maioria das vezes o Obvio deixou de ter importância, talvez por isso mesmo por ser demasiado Obvio. A simplicidade do mesmo deixou de ser relevante para a Vida do Homem.

Saber que ontem já passou, que o amanhã ainda não chegou e que a Vida apenas Aqui e Agora se manifestou, deixou por e simplesmente de Ser relevante, porém esta é a única e válida Realidade de todos nós.

Neste momento você lê estas palavras, e no momento a seguir a Vida dirá o que acontece.

É realmente no Presente momento que a História das nossas Vidas se desenrola, é no momento que você grita, chora, pula, vai dormir, escreve, lê, está feliz, está triste, come, brinca, acredita, não acredita, etc.
Enfim o Obvio é que a Vida só pode existir no momento, tudo o que acontece na sua Vida acontece no momento. Ninguém pode ausentar-se do momento, excepto quando morre, porém é nos possível esquecer e ignorar o momento.

Como será isso possível, esquecer o momento? Pela simples razão de vivermos em prol do tempo e não do momento. Ora estamos sempre pensando no amanhã preocupados como fazer e o que fazer, ora estamos arrependidos revoltados angustiados ou apenas saudosos com um passado que já não volta.

Enquanto isso, a Vida está acontecendo ela não pára, este momento que intitulamos como Presente não deixa de existir, simplesmente porque só o Agora existe só ele é Real, Você nasceu aqui no momento e irá morrer no momento.

A questão que julgo SER de alguma importância é. Se sabemos que o momento é a única Realidade, o que escolhemos nós fazer com ele?

Escolho eu ignorar o momento, e com isso viver em prol dos pensamentos, sempre pensando no amanha nos erros do passado ou nas saudades do ontem. Ou escolho eu hoje aqui e agora escrever estas palavras, e exprimir o que a Vida em mim pretende exprimir.

Amanhã quando chegar o momento, posso optar por beber e saborear um café de manhã, enquanto isso o riso de uma criança me conforta os ouvidos, em simultâneo contemplo a Luz do dia que me aquece a face de forma genuína e original, tudo isto porque simplesmente tudo no momento muda tudo é único e Original.
Ou então acordo de manhã preocupado com os telefonemas que tenho que realizar, os faxes que tenho que enviar, a encomenda que tenho que fazer e a reunião que tenho que marcar.
Enquanto isso, tudo no momento está a passar, o sabor do café que bebi sem provar, o riso da criança que não notei porque estava a telefonar, e por fim a luz do dia que ignorei simplesmente porque a preocupação estava na encomenda que devia enviar.

Todos temos uma Vida e um sonho a realizar, SER feliz é um estado que se encontra no momento e não no pensar.
Viver Aqui e Agora o momento não é ignorar, nem tão pouco é virar costas aos objectivos que amanhã se propôs em realizar. Viver o Aqui e Agora é saber que tudo têm o seu Lugar, espaço e tempo,
no momento e apenas no momento
que a Vida em si se lembrou de proporcionar.

5 comentários:

  1. É...vc coloca muitos pontos importantes que devem ser observados para que vivamos plenamente, ou ao menos não vivamos de caronas...

    []s

    ResponderEliminar
  2. Suas palavras são a chave para o bom viver!
    Tudo acontece "num" instante e "no" instante, e, no entanto, não percebemos que isto é a vida!! Ignoramos solenemente o "aqui e agora", em prol de um amanhã incerto... Por que insistimos na cegueira? Serão nossas defesas?
    Talvez, como vc bem disse, o óbvio por ser simples demais, não tem importância... Ledo engano, amigo! Ledo engano...
    Dorei a sua lucidez!
    Bj meu
    Helô

    ResponderEliminar
  3. Devemos viver o aqui e agora,sem duvida, pois o passado já passou não podemos fazer nada para o alterar, o futuro não sabemos se lá chegaremos, pois só nos resta o presente momento, mas a verdade é que não sabemos viver o momento pois estamos sempre projectados no passado fazendo comparações sofrendo pelo caminho que seguimos e a pensar no futuro e fazemos projectos muitas vezes altos em demasia e sofremos por não os atingir , não damos valor aos pequenos momentos que são esses que se chamam felicidade, e a vida acaba por passar por nós sem a vivermos
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. É a primeira vez que tenho a experiência de entrar num blog....sempre tive o "pre-conceito" de que me trariam coisas vazias e que talvez não encontrasse pessoas que diriam o que precisava ouvir ou o que sentiam o mesmo que eu....
    Fiquei impressionada !Se vivermos cada momento de nossa vida como o ultimo, daremos valor a muitas coisas que antes nos passavam desapercebidas, inclusive oportunidades que "sonhamos" tanto e com o nosso afoito diário em passar voando o dia, achando que o que estamos procurando está sempre nas próximas horas ou dias ou melhor "no futuro" e nunca no que estamos vivendo.
    Como já dizia um grande Mestre..."basta cada dia seu mal"....um grande beijo a vcs....e posso dizer que este momento foi muito especial para mim!

    ResponderEliminar
  5. Belíssimo texto, lembrou-me um trecho do heterônimo, Alberto Caeiro, de Fernando Pessoa que diz: “Sei ter o pasmo essencial Que tem uma criança se, ao nascer, Reparasse que nascera deveras... Sinto-me nascido a cada momento Para a eterna novidade do Mundo”...

    Aprendamos com o Caeiro... A pensar um pouco menos e sentir um pouco mais.

    ResponderEliminar