quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O poder de aceitar Conscientemente


O que significa aceitar? Qual a influencia e o resultado quando aceitamos?
A aceitação tem sido uma tarefa árdua na Vida do Homem. O Homem quando descontente quando infeliz para com uma situação na sua Vida, a reacção é de rejeição, ele tenda a recusar a situação em causa.

São inúmeras as vezes em que homem sofre em prol de uma expectativa, em prol do seu desejo. Quando assim acontece a não-aceitação sobre o sucedido, aprisiona o de tal forma, que depressa, se torna a presa de si mesmo.

A Vida mostra-nos que Viver é aceitar, é fluir com o momento de forma a aceitar a novidade a originalidade que a Vida têm para nos mostrar. Em nada a Vida se prende a ela própria, nada recusa, e tudo aceita, a Natureza é prova disso mesmo. O rio jamais pára, jamais deixa de aceitar a agua proveniente da nascente, porque o rio sabe que a Vida é esse fluir, sabe que aceitando também ele pode dar, e o ciclo da água se completa.

Uma simples ferida mostra-nos a capacidade de regeneração e transformação que a Vida possui sobre si mesma, quando aceitamos a ferida, a seu tempo ela própria sara, mas se ao contrário estivermos constantemente a retirar a crosta dessa mesma ferida, essa “não aceitação” fará com que a ferida permaneça.
Assim é com a Vida, por vezes sofremos sem saber porque sofremos, alegamos que o problema está no exterior, quer seja o trabalho, o parceiro que não corresponde ao nosso Amor, ou a doença que permanece em nós, tudo aparenta estar fora de nós, e depressa culpabilizamos o exterior como principal causa do sucedido. É então que não aceitamos, não aceitamos o sucedido, e não aceitamos a mágoa, a tristeza e a incapacidade em nós para resolver o mesmo, por vezes rejeitamos a honestidade em prol do orgulho, e mantemo-nos assim, num estado de sofrimento.

Quando não sabemos o porquê do sucedido, existe uma humildade, uma honestidade, e uma Consciência sobre esse “não saber”. Quando estamos tristes, aborrecidos, e nos sentimos indefesos, incapazes de resolver o problema em causa ou a situação em causa, a Consciência desse “não saber” é a resposta, a simples honestidade para consigo mesmo, o simples aceitar, e dizer a si mesmo: “Eu não sei” é o suficiente para aceitar o sucedido, é o suficiente para desbloquear o bloqueio emocional sentimental mental que possa ter existido.

Esta aceitação por vezes surge em simultâneo, com o momento intimo de choro, de grito, ou simplesmente de recolhimento para consigo mesmo. Mas é este aceitar, esta Observação sobre si mesmo, que o vai libertar do “problema” da situação em causa. Esta tomada de Consciência serve a VIDA, porque “É” a VIDA em si mesmo cuidando de si mesmo, acreditando em si mesmo.

Não saber, é uma dádiva, pois no não saber está a Originalidade da Vida a vinda do Novo.
Admitir que não sabe, mas em simultâneo reconhecer o seu sofrimento, é Aceitar, acreditar e permitir á Vida que você “É” o espaço para que o novo se possa manifestar.

Existe então um lado inconsciente da Vida em si, bem como um lado Consciente. Aceder a Consciência é ser Honesto para consigo mesmo, é pura aceitação de si mesmo.

A Vida quando Consciente dela mesmo, tudo aceita e nada ignora, aceita o sofrimento pelo o que é, e não pelo o que julgávamos ser. Aceitar-se a si mesmo é aceitar a VIDA em si, é permitir que a Vida Consciente em si se manifeste.

Não ignore os seus sentimentos, não ignore o seu interior, Aceite sim a sua Vida, e verá que na aceitação na Observação na Humildade de quem soube reconhecer que “não sabe”, virá a magia do NOVO.



PAZ

3 comentários:

  1. Olá! Não tomarei muito de seu tempo. Encontrei-o ao adentrar a lista de seguidores do Palavras de Osho (blog com o qual tenho me identificado). E visto o ecletismo dos seguidores deste blog, decidi divulgar o meu atual trabalho, que se trata de meu primeiro microconto “O Aparelho Digestório”. Caso se interesse e me visite, será um imenso prazer retornar a esta casa com mais tempo, atenção e calma.

    Forte abraço de Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com de blog em blog divulgando e dando o recado!

    ResponderEliminar
  2. um assunto bom, q nos ajuda muito. gostei.

    bjosss...

    ResponderEliminar
  3. Obrigadas pela partilha lindas palavras.

    A vida tem outro sentido quando realmente soubermos aproveitar o que ela nos oferece...e ver as coisas com mais ternura, mais amor mais compreensão...

    VAI DAR TUDO CERTO!!!!
    DEUS me pediu que te dissesse:
    Que tudo irá bem contigo a partir de agora..
    Tu tens sido destinado para ser uma pessoa vitoriosa e conseguirás todos
    os teus objectivos.

    Nos dias que restam deste ano, se dissiparão todas as tuas agonias e
    chegará a vitória.

    Esta manhã bati na porta do céu e DEUS me perguntou...

    'Filho, que posso fazer por ti ?'
    Respondi:

    'Pai, por favor, protege e bendiz a pessoa que está a ler esta mensagem'.
    DEUS sorriu e confirmou: 'Petição concedida'.
    Lê em voz baixa...

    'Senhor Jesus :
    Perdoa os meus pecados.
    Amo-te muito, necessito-te sempre, estás no mais profundo do meu coração,
    cobre com tua luz preciosa a minha família, a minha casa, o meu lugar, o
    meu emprego, as minhas finanças, os meus sonhos, os meus projectos e os
    meus amigos'.
    Passa esta oração a 5 pessoas, no mínimo.

    Receberás um milagre amanhã.
    Não o ignores.

    Deus tem visto tuas Lutas.
    Deus diz que elas estão chegando ao fim.
    Uma bênção está vindo na tua direcção.

    Se crês em Deus, por favor envia esta mensagem para 20 amigos.
    Não ignores, tu estás sendo testado!!!!

    Se acreditas em Deus envia esta mensagem a 20 pessoas, se rejeitares
    lembra-te que Jesus disse:
    - "... Se me negas entre os homens, te negarei diante do pai..." !

    Dentro de 4 (quatro) minutos te dirão uma notícia boa.

    Um FELIZ DIA.

    Bejs.

    ResponderEliminar