terça-feira, 4 de outubro de 2011

A felicidade não existe, o que existe é a serenidade



Photobucket


"A felicidade não existe. Temos momentos de alegria, mas não existe um estado permanente de satisfação. Separações, a morte de pessoas queridas, doenças e acidentes são inevitáveis. É por isso que a busca pela felicidade plena não faz sentido. O que podemos almejar é a serenidade, algo completamente diferente. Só se atinge a serenidade vencendo... o medo. É o medo que nos torna egoístas e nos paralisa, que nos impede de sorrir e de pensar de forma inteligente, com liberdade. Os filósofos gregos costumavam dizer que sábio é aquele que consegue vencer o medo."

"Existem basicamente três grandes medos. O primeiro é a timidez. Ele aparece, por exemplo, quando somos apresentados a alguém muito importante, ou quando precisamos falar em público. É a pressão da sociedade. O segundo medo são as fobias. Medo do escuro, de insetos, de ficar preso num elevador. O terceiro é o medo da morte. Tememos mais a morte de pessoas que amamos do que a nossa própria morte. Não me refiro apenas à morte biológica, mas a tudo o que é irreversível. O corvo do poema homônimo de Edgar Alan Poe exemplifica isso perfeitamente. Repete a todo momento, como um papagaio, a expressão “nunca mais”. Esta é a morte dentro da vida. Para uma criança, pode ser o divórcio dos pais, já que nunca mais os verá juntos. O nunca mais, a irreversibilidade da vida, nos dá a experiência da morte. A grande questão da serenidade, e não da felicidade, é como vencer esse medo. Toda a filosofia, desde Homero e Platão até Schopenhauer e Nietzsche, está baseada na doutrina da serenidade."


Luc Ferry, filósofo francês


Que o texto seja motivo para uma boa reflexão!

Bom Outubro a todos!

Eterna Apaixonada




8 comentários:

  1. Felicidade é feita de pequenos momentos...
    as vezes tão pequenos que não damos conta,
    é de nossa natureza engradecer as mazelas,
    as dores, o sofrimento e a solidão e minimizar
    estes momentos de felicidade...como diz a música:
    Tristeza não tem fim, felicidade sim!

    ResponderEliminar
  2. Bom texto para reflexão e auto análise...na questão da felicidade lembrei-me do seguinte verso: "árvore dourada de arreados pomos,
    existe sim, mas não a alcançamos
    porque está sempre onde a pomos
    e nunca pomos onde nós estamos..."

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Boa noite!!

    Gostei muito de estar aqui!

    Desejo a você um ótimo fim de semana!

    Se puder, venha conhecer o Alma!

    ResponderEliminar
  4. Um dos meus poetas preferidos disse certa vez em forma de música: "tristeza não tem fim a felicidade sim" (Vinícius de Moraes)

    ResponderEliminar
  5. Lindo seu novo blog. Já estou contigo. Desculpe não ter vindo antes, mas realmente ando sem tempo.

    Obrigada pela visita.
    Sei que ando tão ocupada, cheia de trabalho e estudos que não tenho mais tempo de vir. Mas dei uma fugidinha rápida, pois estou digitando mais uma parte do meu trabalho, tenho prazo e são dois para esta semana. Não vejo a hora dessas 300 horas de curso acabarem.
    deixo meu carinho..meu abraço..meu beijo no seu coração e um até breve. Muito obrigada pela sua companhia. Fique com Deus e até mais.
    Carinhosamente,
    Sandra.

    ResponderEliminar
  6. Frase mais verdadeira que existe,
    pois só quando conquistamos a serenidade
    - mesmo após várias tempestades,
    é que alcançamos a real felicidade.

    Parabéns pelo conteúdo do seu blog, abraço!

    Bruno

    ResponderEliminar
  7. Eterna Apaixonada,

    Um texto espetacular que de forma simples contém os melhores ensinamentos. Obrigada!


    Beijos com carinho

    ResponderEliminar
  8. Discount Onitsuka Tiger Buy Online Our items are North Face Jackets of good workmanship, babyliss Pro material and excellent quality. Have a try and you Discount Asics Shoes will find them worth it.The items have the most popular design. The more you buy the more discounts you will get. true religion outlet  We believe you will feel Hogan Shoes satisfy when you get Discount Tods Shoes t he goods.

    ResponderEliminar