quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A espiritualidade ajuda a emagrecer? © Mônica Buonfiglio



Photobucket


Se você não está satisfeito com seu corpo, seu espírito também não está; portanto mude seus hábitos; sei que não é uma tarefa fácil e requer esforço contínuo. Hipócrates dizia que devemos lembrar que todos nós temos em si um médico; precisamos apenas ajudá-lo em seu trabalho.

Segundo o escritor Allan Cott, o corpo consegue se adaptar a uma nova experiência alimentar e seu efeito pode ser surpreendente pois, ao comer menos, interrompemos a ingestão das toxinas, proporcionando ao organismo, condições de se emparelhar com seu trabalho de excreção.


No curso de um ano, um adulto consome:
- 60 quilos de açúcar
- 26,5 quilos de gordura
- 50 quilos de farinha
- 7 quilos de arroz branco
- 12,5 quilos de batata
- 2,5 quilos de sorvete.

É muita coisa; quando obtive essa informação, entendi que precisava me esforçar e no curso de dois anos, emagreci 56 quilos sem fazer ginástica. Queria viver bem; antes, comia compulsivamente e não acreditava que passaria sem alimentos. Mas ao dizer "não" a um desejo, descobri que minha força interior era superior a qualquer fator externo.

Passei a não cozinhar com óleo, evitar frituras e bolachas e não beber mais refrigerante; agora bebo bastante água; da mesma maneira que a uso dentro de casa, faço o mesmo com minha casa espiritual; o corpo só vai agradecer.É tão simples e barato que ninguém acredita, mas pode ser possível, sim.

As mudanças que você deseja não acabam hoje, mas podem começar desde já. Sei que não é o mais fácil; se fosse assim, já o teríamos conseguido; muitas vezes dá desânimo só em pensar que é preciso sofrer para atingir as metas em nosso próprio benefício, mas temos uma escolha: aderir à lei do menor esforço ou investir o máximo de esforço privando-se daquilo que nos dá prazer e ver o resultado; foi o que fiz, depois de castigar meu corpo alimentando-me em excesso.

O corpo tolera menos comida do que uma grande quantidade; o apetite é um dispositivo humano, regulador e instintivo; não precisamos criá-lo, pois já existe em nós; cada um nasce com o apetite necessário para se manter vivo; o que é preciso fazer é transformar este apetite em motivação para outros setores da vida.

É comum que nas primeiras semanas se experimentem as "dores de fome"; mas esta é uma expressão inapropriada para descrever as contrações gástricas ou espasmos do estômago; as dores não constituem um sinal da verdadeira fome, mas a "sensação" da fome.

Não estou dizendo para ninguém passar fome, que só vai dar início depois de esgotadas às reservas corporais; sabemos que o corpo precisa de descanso e de férias ocasionais então porque não podemos fazer o mesmo com o sistema digestivo? A digestão do alimento é o trabalho mais duro com que se defronta o corpo. Quando deixamos de comer em quantidade, damos ao sistema uma oportunidade para se renovar.

Certa vez perguntei a um amigo chinês como poderia emagrecer; ele me respondeu:
_ Junte suas mãos com as palmas para cima, como se fosse pedir algo; essa é a quantidade que deve se alimentar, três vezes ao dia, o resto é gula.

Ter hábitos mais saudáveis aumenta a energia e melhora o desempenho; conserve sua saúde; o bem mais precioso da nossa vida.


© Mônica Buonfiglio



Saudades daqui!...
Um grande abraço a todos!
Eterna Apaixonada



18 comentários:

  1. Emagrecer é complicado, o segredo realmente é a reeducação alimentar.
    Um bj

    ResponderEliminar
  2. Olá Gisa!

    Obrigada pela participação!
    Ao receber esse texto pensei exatamente isso!
    Mas como é instigante e faz refletir, partilho aqui.
    Tenha um ótimo dia!
    Beijos
    Helô

    ResponderEliminar
  3. Nossa demais esse texto..
    Parabéns pelas belas postagens..

    ..será uma alegria sua visita nos meus blogs, te espero
    Shalom

    http://naimorbeck.blogspot.com/ e http://nairmorbeck.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Não posso dizer por apenas dizer, pois o pouco que vejo, já me faz alegrar bom um tanto que não sei medir...a organização e a emoção sempre é a cor que muita alegra minha vida quando passo assim por caminhos tão cheio de amor em tudo que faz....a equipe está, mesmo com tudo, nunca esqueça que uma equipe é quando assim se vê...

    ResponderEliminar
  5. Será que existe coincidências, te visitar hoje, justamente no dia em que iniciei uma dieta, a primeira da minha vida?!... Não sei, mas que me deu mais força, isso deu!

    E por isso, e por fazer agora parte do meu grupo de amigos, obrigada...

    De coração!

    Bjs e parabéns pelo espaço.

    ResponderEliminar
  6. Perfeita postagem.
    Acho que as grandes resoluções sempre estão dentro de nós.
    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde.

    Também acho.
    O pior do regime está no começo. Depois o corpo se acostuma e cobra menos de nós.

    Um grande abraço.
    Tenha uma linda semana, cheia de paz.

    ResponderEliminar
  8. Olá amiga Eterna Apaixonada!
    Gosto da forma que escreve os seus textos! Gostei e continue que eu venho. Quero convida-la a aparecer lá no meu blogue mais novo em:
    http://transpondo-barreiras.blogspot.com

    Um grande beijo em seu coração e bela samana.

    ResponderEliminar
  9. Oi Ferina, lindo o que escreveu lá no estação pétalas, nem tudo são rosas mas eu tento mesmo ser dócil e sincera sempre. Abraço com ternura adorei tudo aqui. O que eu puder orientá-la no sininho eu farei. Meu gmail é lu.preciosidade.goyaz7@gmail.com, talvez poderíamos falar no pequeno chat de lá. Tchauzinho amiga. LuGoyaZ.

    ResponderEliminar
  10. Olá adorei ler. penso de igual forma. é preciso ter cuidado com a saúde fisica e mental, e elas andam de mãos dadas.

    parabéns pelo excelente texto que todos deviam ler.

    Bom fim de semana a todos que por aqui passarem!

    ResponderEliminar
  11. Olá, querida
    Estou mesmo a precisar moderar o apetite pois com esse friozinho... vem logo a ida mais vezes à cozinha...
    Bjs de paz e ótimo fim de semana.

    ResponderEliminar
  12. Parabéns pela conquista e iniciativa de passar adiante esse aprendizado.

    Achei o blog ao acaso, e gostei do que li, beijos.

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde querida amiga, passei para desejar que sua semana seja uma soma de realizações, beijokas com carinho. “O tempo presente é tão fugaz que não é percebido até que se transforme no minuto anterior, chamado passado”.

    ResponderEliminar
  14. Olá,
    Passando pra "agradecer" o comentário em meu blog, e mesmo que tenha sido enganado, foi carinhoso e mostrou que gostou das minhas palavras soltas!!

    Espero ver vc mais vezes la, e dessa vez sem enganos, tá!rs

    beijos Meus

    ResponderEliminar
  15. Ola querida amiga
    Estou na final da ostra poesia, me desculpe por mais uma vez vir lhe pedir votinho para a minha poesia, Precisamos. Mas sem a sua ajuda eu não irei conseguir. Prometo que passando esta fase eu virei comentar apenas sobre o conteúdo de seu cantinho.
    Como votar você entra no link …http://ostra-da-poesia-as-perolas.blogspot.com/
    No final paginas das poesias esta escrito
    VOTE CLICANDO NA PALAVRA COMENTÁRIOS Lindalva 1 comentários
    Por favor coloque coloque o nome da autora e da poesia, ( Precisamos ... Maria Alice Cerqueira e o nome do seu blog. para que Lindalva possa confirmar seu voto.
    Desde já lhe agradeço de coração.
    Tudo do melhor para você.
    Abraço amigo
    Maria Alice

    ResponderEliminar
  16. O que me chamou a atenção neste artigo é que, antes de le-lo, eu já havia começado uma reeducação alimentar, e a coisa é exatamente assim. Não é parar de comer, é comer corretamente, e apenas três refeições por dia.
    Quero apenas ressaltar que, antes de começar, é muito importante consultar um endocrinologosta e fazer uma avaliação. Assim você terá orientação correta para não agredir seu organismo pensando que está no caminho certo. Alguns problemas de saúde (que talvez você não saiba) não permitem radicalizações.
    Aproveitando, gostaria de receber sua visita (http://antoniocanhedo.blogspot.com/)
    Um Abraço Fraterno.

    ResponderEliminar
  17. Agradeço a vocês que vieram partilhar sua opinião conosco!
    Irei retribuir a visita a cada um.
    Beijos no coração.
    Helô Spitali

    ResponderEliminar
  18. querqeida monica sempre te admirei siqewnto saudades dos cursos de outrora! grande abraço deste que te consqeiwdera muqiewto. roberto gattqiew junqeiwror.

    ResponderEliminar