sábado, 17 de julho de 2010

Tempo ou Presença


Grande parte da Humanidade Vive em prol de uma régua, uma régua que estipula o tempo e com isso a importância atribuído ao mesmo.
Determinamos assim o pouco e o muito, o insuficiente e o suficiente, o diminuto e o bastante, tudo isto em base na régua intitulado como tempo.

A verdade é que o tempo quando classificado não serve o Momento Presente, ele o “Momento” pouco se importa com o tempo, classificações são domínio da mente, do tempo.

Um Pai pode viver grande parte da sua vida com o filho e nunca estar Presente, um esposo pode viver toda a sua Vida com a mulher e desconhecer o significado de estar Presente.
Podemos conviver com os colegas de trabalho durante anos e anos, e contudo estamos ausentes. No entanto teimamos em alegar que o tempo que estamos com eles é suficiente, que estar horas dias meses e mesmo anos, é sinónimo de qualidade e obrigação cumprida.

Estar com o próximo não significa estar Presente. Um Pai pode ver seu filho uma vez por semana, uma vez por mês ou mesmo uma vez por ano, e a sua Presença SER genuína, de entrega incondicional ao momento, uma Presença com um valor incalculável, onde interacção entre ambos é mágica e de um impacto profundo na evolução dos dois. Pois a Vida evoluí neste Momento, no Momento em que a Vida se cruza de forma Presente.
Por outro lado, o mesmo Pai pode viver toda a sua vida com o seu filho, e nunca estar Presente, sua postura sua posição é a de um actor que desempenha um papel físico, onde a Presença é apenas corporal, ele está lá fisicamente mas o seu pensamento, o seu sentimento e a sua atenção está algures no tempo.

Não classifiquemos a Presença. O Momento jamais pode Ser classificado, quanto muito lembrado, recordado, que estamos no “Aqui no Agora” Presentes de tudo que nos rodeia, entregando-nos assim ao encantamento do momento.

A Vida não é uma Obrigação onde classificamos como bom ou mau, correcto ou incorrecto, suficiente ou insuficiente, a Vida é simplesmente a forma pelo qual vivemos o momento, se Presente ou no tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário