sexta-feira, 5 de março de 2010

Responsabilidade



A palavra o conceito e por fim a ideia que a sociedade adoptou para definir o termo Responsabilidade, têm vindo com o passar do tempo desgastando o Homem e a sua Vida neste planeta.

A responsabilidade têm se tornado assim um fardo demasiado pesado, acorrentando o Homem em preocupações e apreensões face ao compromisso em causa.
O termo Responsabilidade diz nos, que somos nós os responsáveis por algo, existe assim um relacionamento entre o Homem e esse mesmo algo, uma separação.
Esse relacionamento é um relacionamento que pode ser influenciado pelo exterior ou não, contudo a ultima palavra a decisão final é sempre a do Homem.

Quando nos sentimos responsáveis por algo exterior a nós, sentimo-nos grande parte das vezes como um Ser importante e fundamental para o funcionamento desse mesmo algo. Porém a importância deriva muitas das vezes pelo que o exterior nos dita, a sociedade atribui-nos estas tarefas, responsabilidades que nos desviam a Atenção sobre o momento Presente.

A responsabilidade é muitas vezes visto como um estatuto na sociedade, algo que classifica e que nos qualifica a nossa posição face ao próximo, somos assim avaliados pela nossa responsabilidade para com a Vida.

Se somos um bom Pai, uma boa dona de casa, um bom gestor, um bom arquitecto, um bom pintor, um homem de sucesso, etc.. Tudo de uma forma ou outra é avaliado, pelo grau de responsabilidade que prestamos e demonstramos ao próximo.

Responsabilidade é hoje sinónimo de importante, e de facto assim faz sentido o SER, mas que responsabilidade deve a Vida ter, qual a maior responsabilidade da Vida? Não será a responsabilidade para consigo mesmo? Não será a responsabilidade para com a Vida que você “É”?

Responsabilidade é sinónimo de Honestidade, SER responsável é SER honesto para consigo mesmo, é reconhecer que não existe nada mais importante na Vida do que a Própria Vida, que é você.
E o que é você? Isso só você pode responder, isso só você pode descobrir, através da Honestidade para consigo mesmo.

Importante é este momento onde tudo acontece, este momento onde você está, o único local onde você se encontra consigo mesmo. Importante é você SER feliz, não feliz por um momento mas sim Feliz no momento.
Isso sim é SER responsável, é acreditar que ao SER honesto para consigo mesmo, é SER honesto para com a Vida é SER responsável pela Vida.

Responsabilidade, não é ignorar as tarefas os compromissos para com a Vida, é aceitar tudo isso, é saber que mesmo não sabendo como fazer, mesmo não sabendo como controlar, você sabe… que o estado mais responsável que pode existir na VIDA é sim estar Consciente da sua Honestidade, de acreditar na VIDA que há em si. Essa sim é a única e válida Responsabilidade.
Tudo o resto são nuvens, grãos de areia, aos olhos da VIDA que você “É”.
SER honesto, é ter coragem, e com isso dar espaço, dar tempo, dar Presença, é de facto SER responsável, é acreditar em si na Vida, é saber que a vontade da Vida é SER feliz. É saber que mesmo não sabendo, a humildade a honestidade de aceitar esse “não saber” é reconhecer o vazio em si, que dará lugar ao Novo. Simples/mente porque você acreditou na magia da Vida e reconheceu a sua própria honestidade.

SER responsável é estar Consciente deste momento da VIDA que você “É”, essa é a maior Responsabilidade que alguma vez pode ter.

2 comentários:

  1. "Quando a tristeza vier ao seu encontro, deixe sair dos olhos uma lágrima, da boca um sorriso e do coração uma prece, pois não são covardes os que choram por amor, mas sim aqueles que não amam com medo de chorar..."
    Bom fim de semana
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Nossa!! Que divino texto!! Ao lê-lo estive a sós comigo e pude perceber que sempre me senti responsável pelo outros, em querer ajudar, buscar o melhor, mas não me senti tão responsável por mim no sentido exato do texto, muitas vezes coloquei-me em segundo plano.

    "...que não existe nada mais importante na Vida do que a Própria Vida, que é você".

    "Importante é você SER feliz, não feliz por um momento mas sim Feliz no momento".

    Afinal, somos arquitetos da nossa história! Nossos atos direcionam o caminho! Obrigada pelo excelente texto, por nos proporcionar tanto!

    Nunca pensou em publicar um livro?!

    Jesus te abençõe!

    bjos em seu coração

    Ps. Sentiria-me honrada com sua presença em meus blogs.

    ResponderEliminar