sábado, 19 de setembro de 2009

Quando algo na vida não funciona



Quando algo na vida não funciona, assim o é, porque a vida pretende mostrar-lhe algo. Algo que está na origem do porquê do mesmo. Quando somos confrontados com uma situação o qual não corresponde as nossas expectativas, tendemos a sentirmo-nos desmoralizados tristes e sem ânimo, por instantes interrogamos a Vida o porquê do mesmo, mas a resposta muitas das vezes não aparece.


Quando criamos expectativas na Vida distanciamo-nos do Presente momento, a expectativa incide sempre num resultado que ainda não se concretizou, encontrando-se em algum ponto no futuro. A sua vida torna-se assim “incompleta” de certa forma separada, a distância entre você e o objectivo pretendido, cria assim o descontentamento de não o ter alcançado.


Não devemos viver a nossa vida em prol de expectativas pré concebidas, isto é de resultados pré concebidos, podemos sim viver a vida com expectativa sobre o Presente, esse sim é novo e mágico a todo o momento, tudo é original no Presente e apresenta-se sempre pela primeira vez.


Contudo é nos legítimo questionar porque razão as coisas não funcionam, coisas que á partida fariam todo o sentido que funcionassem e por alguma razão deixaram de funcionar.

Quando assim é, a ferramenta mais poderosa válida e eficaz face tal dilema é a Honestidade. A Honestidade nestas alturas é muitas das vezes ignorada e passa para segundo plano, pois a mente tenda sempre a precipitar-se dando palpites constantes sobre o sucedido. Contudo a Honestidade quando aliado á humildade, torna-se a Luz que incide sobre o que em tempos estava obscuro.


Como aplicar a Honestidade sobre algo que desconhecemos?


Simples/mente admitindo a sua inconsciência face ao sucedido. Peço que preste atenção, quando admitimos a nós mesmos que não sabemos o porquê do mesmo, quando somos honestos e humildes o suficiente para admitirmos o nosso “não saber” a nossa inconsciência, algo de muito poderoso acontece, a pessoa permite espaço, presença e a acção da Consciência face ao mesmo. Por outras palavras a Vida em si teve Consciência do seu lado inconsciente, tal acto é de extrema mais-valia e tremendamente valioso. "A pessoa permitiu que o seu lado Consciente tomasse Consciência do seu lado inconsciente", a Vida em si pode então mostrar-lhe o porque das coisas, porque você assim o permitiu.


A fé ou o acreditar na Vida é um factor fundamental para todo aquele que se inicia, porém com o passar do tempo a pessoa lentamente constatará a natureza e a veracidade do mesmo através de experiencia própria.


Quando procedemos para com a Vida de forma Honesta e humilde, a Vida mais cedo ou mais tarde revela-nos a resposta ao dilema por nós questionado. Por norma toda dificuldade, tristeza, aborrecimento, e contradição, existe para nos mostrar a natureza dos mesmos, ou seja o porquê do mesmo.

Não está propriamente em causa a solução do problema de forma a faze-lo funcionar, mas sim a Observação e a Consciencialização do porquê do mesmo.


Conforme vamos evoluindo no nosso processo espiritual vamos também evoluindo na tomada de Consciência, ambos são de facto o mesmo.

Quando assim acontece o Homem constata a natureza do mesmo, e com isso lenta/mente se torna mestre de “si” mesmo, todo o processo assemelha-se á seguinte parábola:


“Certo dia, um homem que vivera toda a sua vida acomodado num quarto escuro, se cansou, e na tentativa de conseguir uma explicação para a sua vida resolveu agir, consoante se mexia nesse mesmo quarto, mais se magoava, pois as quedas derivados a obstáculos eram uma constante. Com o passar do tempo as quedas foram lhe revelando a natureza dos mesmos, e com isso a luz no quarto foi se intensificando, até que chegou o dia em que o quarto se tornará todo ele luz”


Um homem que vive num quarto iluminado jamais se magoa, pois conhece e sabe onde estão os obstáculos e qual a natureza por detrás de tais obstáculos.


Seja honesto consigo mesmo e verá que com determinação “devoção á Vida” a Luz do seu quarto também ela se acenderá.


PAZ

3 comentários:

  1. Olá, bom dia.
    Muitoa visita e por s tão carinhsas. u aqui para convá-lo a conhecer o meu outro cantinhocju link é este:
    http://wwnesprof.blogspot.com
    Garantambém irá gostar. Em brei de volta, logo que meus óculosovos chegarem.
    Saudçõerestais !

    ResponderEliminar
  2. Olá querido poeta, venho me desculpar pela ausência,
    mas é que minha saúde está debilitada.
    Estamos muito traumatizados e tristes com tudo o que
    aconteceu, (viste la no meu blogue)
    Vim agradecer teu carinho,
    e dizer que é sempre uma delicia "viajar" aqui no
    teu cantinho, caminhar por tuas palavras...


    Bom fim de semana.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Tudo tem sempre uma razão de ser...
    Beijo de um anjo

    ResponderEliminar